Hipoglicemia no Diabetes - o que fazer

Atualizado: 23 de Set de 2019

Saiba reconhecer uma hipoglicemia e tratar adequadamente.

Hipoglicemia, no contexto de diabetes, acontece quando a glicemia capilar (ou Dextro) é menor do que 70 mg/dL. Todo paciente diabético que se trata com medicações hipoglicemiantes deve ser orientado pelo seu endocrinologista a reconhecer e tratar imediatamente hipoglicemias. Entre as medicações que podem causar as hipoglicemias, temos principalmente a insulina e as medicações orais com ação secretagoga, isto é, que fazem aumentar a produção de insulina pelo pâncreas - como a gliclazida, a glibenclamida, a repaglinida, a glipizida, entre outras.

Hipoglicemia pode ser uma emergência, pois pode causar desmaios, perda de consciência, e até convulsões.

Você sabe reconhecer e tratar adequadamente a hipoglicemia?

Quais os sintomas de hipoglicemia?

Em primeiro lugar, toda suspeita de hipoglicemia deve ser confirmada com glicemia capilar (dextro). Isso porque os sintomas podem não ser muito claros: tanto é possível ter hipoglicemia assintomática (sem sintomas) quanto ter sintomas e não ter hipoglicemia. De qualquer forma, dividimos os sintomas em dois grupos:

• Autonômicos: são sintomas decorrentes da produção de hormônios em resposta à hipoglicemia, que causam palpitações, sudorese, fraqueza, mal estar e tremores. Pacientes com diabetes mais avançado podem perder esse mecanismo e ter menos sintomas com as hipoglicemias.

• Neuroglicopênicos: são sintomas mais graves e que devem gerar alguma mudança no tratamento quando ocorrem - confusão mental, letargia, convulsões, coma.

Como tratar a hipoglicemia?

Como na hora da hipoglicemia pode haver muito desespero, fiz um fluxograma para facilitar. Esse fluxograma segue as orientações mais recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Vale lembrar que caso esteja tendo muitas hipoglicemias, é fundamental se consultar com seu endocrinologista para avaliar a necessidade de mudanças no tratamento.

Aproveita e vai na seção de downloads do meu site e baixa a versão mais detalhada em .pdf, com algumas informações a mais sobre a classificação de hipoglicemias segundo a American Diabetes Association (ADA):

#diabetes #hipoglicemia #tratamento

Rua Dona Adma Jafet, 74, conjunto 41, Bela Vista